• Facebook: IFSCCampusTubarao
  • Twitter: ifsc

 

 

portal aluno

moodle

biblioteca

assistencia estudantil

intercambio

 fale conosco

 

ouvidoria1

 

 

 

 

Home O Câmpus Histórico
Histórico PDF Imprimir E-mail

O IFSC câmpus Tubarão iniciou seu processo de implantação no ano de 2012, junto à Audiência Pública realizada em 18 de junho de 2012, no centro comunitário do bairro Passagem, bairro no qual inicialmente abrigaria a construção do câmpus. Porém verificou-se pendências administrativas em relação ao referido terreno pertencente à Prefeitura Municipal de Tubarão e surgiram mais três opções de locais: terreno pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), terreno próximo ao antigo aeroporto e o da Rede Ferroviária.


Após análises e várias negociações, por fim optou-se pelo terreno pertencente ao DNIT, às margens da BR 101. Ainda sobre a Audiência Pública realizada, autoridades e comunidade tubaronense em geral elegeram os seguintes eixos tecnológicos a serem contemplados pelo câmpus, sendo eles: Controle de Processos Industriais, Produção Industrial, Infraestrutura e Ambiente e Saúde. Após consulta e levantamento de dados a respeito das potencialidades da região, foi elaborada e realizada uma pesquisa de demanda com entidades estudantis, industriais, comerciais e gestoras do município.

                  
No dia 15 de fevereiro de 2013 a servidora Rita de Cássia Flor, ocupante do cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, foi nomeada diretora geral do câmpus, o qual passaria a funcionar inicialmente em uma sala da Secretaria de Educação, no bairro Oficinas.
Em março de 2013 veio a ser publicada a portaria nº 17, autorizando a Cessão de Uso Gratuito do terreno pertencente ao DNIT para construção da sede. Na data de 18 de junho de 2013, ocorreu a assinatura da ordem de serviço pela Reitora e também assinatura de convênio com a Prefeitura Municipal de Tubarão para oferta do programa Mulheres Mil.
                   
Paralelo ao início das obras, aconteceram as primeiras atividades através do Programa Mulheres Mil, envolvendo os demandantes dos cursos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); ocorrendo também no mês de julho a mudança de local de atendimento do câmpus para a sede da Fundação de Desenvolvimento Social, situada na Rua Lauro Müller, nº 500, no bairro centro. Após visita do MEC às instalações provisórias, foi publicada em 7 de outubro de 2013 a portaria nº 993, autorizando o funcionamento do câmpus.


O primeiro curso executado através do Programa Mulheres Mil foi o de Zeladoria, ocorrendo nos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo durante cinco meses, em parceria com o câmpus Criciúma. A formatura das alunas ocorreu no dia 12 de dezembro de 2013, havendo 78 mulheres concluintes. Já o primeiro curso proveniente do câmpus foi o de Formação de Formadores intitulado “Práticas Pedagógicas”, ocorrendo no município de Santa Rosa de Lima no segundo semestre de 2013. No primeiro semestre de 2014 ocorreu nas cidades de Santa Rosa de Lima, Tubarão e Capivari de Baixo o curso de Formação de Formadores Intitulado “Dificuldades de Aprendizagem”. Logo depois surgiram os cursos via PRONATEC Almoxarife, em Tubarão; Operador de computador, em Capivari de Baixo e Braço do Norte; Reciclador/Mulheres Mil, em Tubarão e Capivari de Baixo.
                   
Durante os meses de agosto a dezembro de 2014, o câmpus realizou seu atendimento de forma parcial na nova sede, visto que a infraestrutura não estava totalmente concluída. Somente no dia 22 de dezembro de 2014 passou a atuar oficialmente na nova sede, localizada na Rodovia BR-101, km 336, no bairro Morrotes, Tubarão/SC, CEP: 88704-801. Atualmente o câmpus conta com cursos FIC de Formação de Formadores, cursos PRONATEC, Curso da Rede E-TEC Brasil/ Técnico Subsequente em Informática para Internet e curso Técnico em Informática Concomitante.

 

 

     banner sistemas 180x80 1

 

banner estude no ifsc 180x80

 

  acesso informação

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.