semit2017B

Indústria 4.0: Revista Pesquisa FAPESP destaca curso do IFSC Câmpus Tubarão PDF Imprimir E-mail

FapespA edição de setembro da revista Pesquisa FAPESP traz uma reportagem as novas demandas de formação profissional que estão surgindo no Brasil com a expansão da Indústria 4.0. O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSC Câmpus Tubarão aparece com um dos mais indicados para quem deseja seguir carreira na área.

A revista Pesquisa FAPESP é uma publicação mensal de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A edição de setembro traz na capa uma reportagem especial sobre a Internet das Coisas.

Em reportagem assinada por Rodrigo de Oliveira Andrade, a revista aponta que a expansão da Indústria 4.0 no Brasil vai exigir a formação de indivíduos com habilidades específicas para atuar neste novo ramo. A Indústria 4.0 é um conceito que dá conta da ampla variedade de inovações tecnológicas aplicadas à manufatura, uma mudança profunda nos processos industriais baseada em automação, automação, digitalização e análise de dados. “A incorporação desse conceito como parte dos processos industriais no Brasil deverá exigir a formação de indivíduos com habilidades técnicas e interpessoais específicas. Estar atento aos impactos dessas mudanças pode ajudar os atuais e futuros profissionais a se antecipar às demandas dessa nova realidade”, diz o texto.

Com base em levantamento do engenheiro mecânico Marcosiris Amorim de Oliveira Pessoa, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ofertado pelo IFSC Câmpus Tubarão, é apontado como um dos mais indicados na formação para a Indústria 4.0.

Recentemente, o curso superior do IFSC Câmpus Tubarão teve aprovado o seu primeiro grupo de pesquisa. Liderado pelo professor Marcos André Pisching, doutorando na Poli-USP, o grupo Processos e Sistemas Inteligentes no Universo Digital (PSIUD) atua nas seguintes linhas de pesquisa: gestão de negócios e formação profissional no cenário da automação em mundos virtuais; Internet das Coisas e Serviços; Modelagem e simulação de sistemas a eventos discretos e Sistemas industriais inteligentes e sustentáveis baseados na IoT e Sistemas CiberFísicos com foco na Indústria 4.0.

Leia a reportagem completa.

Por Jornalismo IFSC | Câmpus Tubarão

banner sistemas 180x80 1