• Facebook: IFSCCampusTubarao
  • Twitter: ifsc

 acesso portal guia cursos2

 

 

 

portal aluno

moodle

biblioteca

assistencia estudantil

intercambio

 fale conosco

 

ouvidoria1

 

Home
Inscrições para o Enem 2018 vão até o dia 18 de maio PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Maio de 2018 20:15

altO Ministério da Educação abre nesta segunda-feira (7) o período de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem). O prazo vai até as 23h59 do dia 18 de maio. As notas do Enem 2018 serão utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, adotado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para seleção de candidatos em seus cursos de Graduação.

  

O Câmpus Tubarão oferece o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É necessário se inscrever no Enem para concorrer a uma vaga no curso.

 

Ministério da Educação alerta que todos devem fazer a inscrição no período indicado, ou seja, o fato de a isenção da taxa ser aprovada não significa que o participante esteja automaticamente inscrito. O valor da inscrição é R$ 82 e deverá ser pago tanto por candidatos que não solicitaram a isenção quanto os que não foram contemplados com o benefício, mas é obrigatório que todos os futuros participantes se inscrevam no exame. O período para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) também começa segunda-feira (7) e segue até 23 de maio.


Antes da abertura das inscrições, os participantes que apresentaram recurso contra a negativa de isenção, poderão conferir o resultado neste sábado, 5 de maio. Dos 3,8 milhões de pedidos feitos, 13% não foram contemplados. A possibilidade de recurso foi uma das novidades anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a divulgação do edital do Enem 2018. 

Inscrição

Para fazer a inscrição do Enem 2018, segundo o edital, é preciso ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Carteira de Identidade). Além disso, é necessário informar um e-mail individual e válido para cadastro. Pois através desse e-mail que o candidato terá como acompanhar seu cadastro, como também trocar senha e etc.

Com o ato de inscrição, o candidato receberá uma senha para acesso à Página do Participante Enem 2018, impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição no Enem 2018, consulta de resultados individuais e também para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior oferecidos pelo MEC. Caso o estudante esqueça a senha, é preciso acessar a Página do Participante para pedir que sua senha seja encaminhada para o e-mail cadastrado ou, via SMS. 

Se o candidato necessitar de atendimento especializado ou específico durante a prova do Enem é preciso fazer essa solicitação no momento da inscrição, informando qual é a condição que justifica o atendimento e qual recurso de acessibilidade ou auxílio serão necessários durante os dias de prova. Já a solicitação para alteração para o nome social no Enem poderá ser feita na Página do Participante após o final do período de inscrição no Enem 2018, no período de 28 de maio a 3 de junho. 

Após o final de inscrição no Enem 2018 e o pagamento da taxa, o site de cadastro do Enem disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição, que conterá informações importantes sobre a prova como, por exemplo, número de inscrição, data, hora, atendimento específico ou especializado (caso seja solicitado), local de realização das provas e qual a sua opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida pelo candidato.

As datas do exame já estão definidas: 4 e 11 de novembro, ou seja, em dois domingos, como na última edição. Neste ano, porém, uma novidade: no segundo dia de provas, os candidatos terão 30 minutos a mais para responder às questões para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

 

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

 

  acesso informação

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.