• Facebook: IFSCCampusTubarao
  • Twitter: ifsc

 acesso portal guia cursos2

 

 

 

portal aluno

moodle

biblioteca

assistencia estudantil

intercambio

 fale conosco

 

ouvidoria1

 

Home
Propicie 14 oferece oportunidade de intercâmbio para alunos de cursos técnicos e de graduação PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Maio de 2018 17:15

altO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abre nesta quinta-feira (17) as inscrições para a 14ª edição do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes (Propicie 14). São 18 vagas, sendo 11 para alunos de cursos técnicos (das quais três reservadas para ações afirmativas) e sete para alunos de cursos de graduação (das quais duas reservadas para ações afirmativas). O prazo para as inscrições vai até 28 de maio.

 

Para se inscrever, os interessados devem escolher um dos projetos de pesquisa propostos pelas instituições parceiras, descritos nos anexos I (cursos técnicos) e II (cursos de graduação) do edital. Há oportunidades em instituições de cinco países: Portugal, França, Finlândia, Espanha e Alemanha. Os candidatos devem também estar atentos ao cumprimento de todos os requisitos exigidos no edital, como ter mais de 18 anos, comprovar proficiência em língua inglesa e ter um professor orientador no IFSC para o projeto escolhido, entre outros. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário on-line que estará disponível na página do Propicie, no Portal do IFSC, a partir de 17 de maio. Pelo formulário devem ser enviados todos os documentos necessários à inscrição, conforme as instruções do edital. Após a homologação das inscrições, os candidatos farão exame de proficiência em língua inglesa. Feita a seleção de acordo com os critérios de pontuação do edital e passado o período de recursos, o resultado final será divulgado em 15 de junho. Consulte o edital para conferir as datas de todas as etapas do processo.

Os selecionados receberão auxílio financeiro de 500 euros mensais, durante três meses, mais 800 euros como auxílio deslocamento. Os contemplados nas vagas reservadas a ações afirmativas receberão também um auxílio de 500 euros para outras despesas. Todas as providências necessárias para a viagem, como obtenção de visto, passagens, passaporte, seguro ou organização de estadia, são responsabilidade do estudante. O IFSC fornecerá carta de concessão de bolsa e solicitará carta convite às instituições parceiras para apresentação junto aos consulados, se necessário.

Durante a viagem de estudos, que deve acontecer no máximo a partir de setembro de 2018, os bolsistas deverão enviar relatórios quinzenais à Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint). No retorno ao Brasil, devem apresentar relatório técnico final e participar de atividades de socialização de experiência de intercâmbio.

Para informações detalhadas sobre como participar do Propicie 14, leia o edital completo.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

 

  acesso informação

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.