• Facebook: IFSCCampusTubarao
  • Twitter: ifsc

 acesso portal guia cursos2

 

 

 

portal aluno

moodle

biblioteca

assistencia estudantil

intercambio

 fale conosco

 

ouvidoria1

 

Home
Projeto do IFSC incentiva a prática do xadrez em Tubarão PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Julho de 2018 19:05

Xadrez2018 3Concentração, raciocínio lógico e paciência. Respeitar as regras. Aprender a ganhar e a perder. Tomar decisões. O jogo de xadrez desenvolve uma série de habilidades e capacidades, e é por isso que a prática tem sido incentivada pelas escolas para contribuir na aprendizagem de seus estudantes. Antes de tudo isso, o xadrez também é um esporte – e são muitos os estudantes que se aventuram em competições.

 

Com o foco em contribuir com o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de talentos, um projeto do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tem desafiado pessoas de todas as idades à prática do xadrez. O projeto de extensão, que iniciou com oficinas dentro do Câmpus, foi expandido para escolas da cidade – e gerado resultados positivos para seus participantes.

 

Xadrez2018 4O responsável pelas oficinas é o professor Guilherme Sada, ele mesmo um apaixonado por xadrez e frequentador de competições. Em outubro do ano passado, ele deu início ao projeto com atividades dentro do Câmpus Tubarão voltadas para alunos do IFSC e comunidade externa. Em 2018, o projeto foi expandido e as oficinas passaram a ser realizadas também em instituições de ensino de Tubarão.

 

O professor promove encontros semanais na Escola de Educação Básica Henrique Fontes, com crianças com Altas Habilidades e participantes do Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (PNOA), e na Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Combemtu), tradicional instituição de Tubarão que oferece atividades no contraturno dos estudantes. Oficinas semanais também ocorrem no Câmpus, com a participação de estudantes do IFSC e de outras instituições.

 

O primeiro resultado é técnico. “Os alunos estão mais habituados a situações de jogo, desenvolvendo a atenção e já apresentam melhora”, resume o professor. Tanto é que João Paulo Maximiano Almeida, aluno do Colégio Dehon e participante das oficinas no IFSC, foi o campeão do xadrez nos II Jogos Sedentários, realizados em maio deste ano no Câmpus. “O xadrez é uma prática que acreditamos que deva ser incentivada. Esse é a motivação para levar o projeto adiante. É uma atividade para crianças, jovens e adultos, sem restrição de idade”, diz.

 

Xadrez2018 5

 João Paulo (esq.), atual campeão de xadrez dos Jogos Sedentários do Câmpus 

 

Nas escolas, o professor também trabalha com alunos com dificuldades de aprendizagem. A intenção é ampliar a parceria com outras instituições a partir do ano que vem. Ainda há a previsão da disputa, no Câmpus, da modalidade de xadrez nos Jogos Estudantis de Tubarão (Jetuba), consolidando o IFSC como um espaço de incentivo à prática.

 

As oficinas de xadrez no Câmpus Tubarão ocorrem às segundas, das 14h às 16h, e às quintas, das 16h às 18h. Interessados ainda podem participar, escolhendo um dos dias que achar mais adequado. Basta procurar a secretaria do Câmpus Tubarão e fazer a inscrição.

 

Estude no IFSC

 

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

 

Por Comunicação do Câmpus Tubarão do IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

 

  acesso informação

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.