• Facebook: IFSCCampusTubarao
  • Twitter: ifsc

 acesso portal guia cursos2

 

 

 

portal aluno

moodle

biblioteca

assistencia estudantil

intercambio

 fale conosco

 

ouvidoria1

 

Home
Turma de Empreendedorismo faz doação a entidades de Tubarão PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Julho de 2018 19:50

FICEmp2018 1O desafio era criar um negócio e, no intervalo de poucas semanas, desenvolver produtos e colocá-los à venda. A tarefa, proposta pelo curso de Empreendedorismo Jovem do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), tinha como objetivo fazer com que os alunos vivenciassem o desafio de abrir um novo negócio. Em vez de partir para o ramo da alimentação, os colegas Graciele Sehnem, Cristhyan Hiller, Suiany Aguiar e Victor Barreto decidiram confeccionar roupas. E roupas para cães.

 

FICEmp2Aproveitando a estrutura da mãe de Graciele, que produz e vende bijuterias, a turma colocou as mãos à obra. O frio ajudou e a ideia deu certo. Das 16 roupas para cães que inicialmente planejaram vender, terminaram com 51 unidades vendidas, além de sete acessórios. O sucesso ultrapassou os limites de Tubarão: uma foto da mascote do Câmpus Tubarão foi parar no Instagram do IFSC e recebeu mais de mil curtidas, gerando pedidos de outras cidades. Mas o que ajudou mesmo foi levar os produtos a uma feira de adoção de animais promovida pela entidade Movimenta-Cão.

 

FICEmp2018 2

“Em duas horas vendemos quase todo o nosso estoque”, relata Graciele. “Não imaginávamos que venderia tanto. Tanto que de início planejamos só 16 roupinhas”. Com o sucesso das vendas, a estudante conta que a equipe pensa em colocar em prática o negócio de roupas e acessórios para animais de estimação. “Estamos planejando fazer uma empresa sazonal, que atenda no inverno, só estou vendo se vamos conseguir de novo doações de tecido, que foi o que possibilitou vendermos por um valor mais baixo e o negócio dar certo”, explica.

 

Para a aluna, mais do que uma ideia de negócio, o melhor resultado do curso foi entender que não existe negócio sem planejamento. “A parte mais importante do aprendizado foi o planejamento. Porque geralmente a gente começa um negócio e já quer partir para a ação. Às vezes não sabemos nem se tem demanda para aquilo. Um erro que cometemos, porque não pesquisamos, é que fizemos roupinhas para animais pequenos, e no fim vendemos mais roupinhas para cães maiores”, conta.

 

FICEmp2018 4A atividade proposta pela professora Andressa Bregalda Belan envolveu duas turmas do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Empreendedorismo Jovem. Os lucros obtidos pelos negócios desenvolvidos por cada uma das equipes foi doado a duas entidades de Tubarão. Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (2).

 

Os negócios desenvolvidos, que variaram dos alimentícios sanduíches naturais, cookies integrais, e alfajores até a filtros de sonho e quadros afetivos em formato de desenho, chamaram a atenção pelo esforço para executar o planejamento e pela qualidade dos produtos finais.

 

FICEmp

 

 

“O principal objetivo do curso era que os alunos tivessem uma vivência empreendedora: aprender a modelar o negócio, desenvolver o produto, praticar os exercícios de marketing e finalmente vender. O objetivo principal não era o lucro, mas essa vivência. E neste sentido, os alunos alcançaram o objetivo, até de forma inesperada”, afirma a professora.

 

Ao final, foram repassados cerca de R$ 1.200 à ONG Movimenta-Cão, que auxilia no processo de adoção de cães e gatos de rua, e à Fundação Educacional Joanna de Angelis (FEJA), entidade que atende crianças de 0 a 4 anos do em situação de vulnerabilidade social com educação, assistência médica, odontológica e psicológica de forma gratuita.

Sandra Nazário, presidente da FEJA, lembra que o valor das doações é medido também pela dedicação dos estudantes. “Vi todo o trabalho desenvolvido, toda a força e o carinho que eles tiveram nos trabalhos. Depois, quando apresentei a Fundação, eles demonstraram estar muito felizes em contribuir. Isso me deixou emocionada, por receber a doação que eles tiveram tanto trabalho e dedicação para conseguir. Foi uma doação de alma”, afirma.

 

Estude no IFSC

 

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

 

Por Comunicação do Câmpus Tubarão do IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

 

  acesso informação

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.