• Facebook: IFSCCampusTubarao
  • Twitter: ifsc

 acesso portal guia cursos2

 

 

 

portal aluno

moodle

biblioteca

assistencia estudantil

intercambio

 fale conosco

 

ouvidoria1

 

ingresso20191

Home
Câmpus Tubarão leva a escolas da região palestras sobre redação para o Enem PDF Imprimir E-mail
Ter, 23 de Outubro de 2018 21:27

RedEnem2018Estudantes que se preparam para prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do dia 4 de novembro estão recebendo um reforço extra a partir do diálogo entre o Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e escolas da região.

 

A professora de Língua Portuguesa Juliene Marques vem realizando palestras sobre redação para o Enem a estudantes de terceiro ano de escolas da região de Tubarão. A próxima atividade será aberta ao público. Nesta quinta-feira (25), a professora faz palestra na escola Lino Pessoa, localizada no bairro Monte Castelo, a partir das 19h. Além de estudantes da escola, o encontro deve reunir pais, egressos da escola e demais interessados.

 

A ideia nasceu a partir do curso Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), que está na segunda edição e reúne professoras e demais profissionais das escolas da região. Elas solicitaram que Juliene, responsável também pelo curso de Língua Portuguesa para o Enem, contribuísse com a preparação dos estudantes nas escolas. A partir da demanda das escolas, a professora preparou um ciclo de palestras sobre redação para o Enem.

 

A primeira atividade foi realizada no dia 16, na escola Antônio Knabben, de Gravatal. Temas como a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, critérios de avaliação e dicas para uma boa redação foram trabalhados com os estudantes. “Primeiro buscamos entender quais os critérios avaliativos da banca e a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo. A partir disso, trabalhamos a questão da tese, argumentação, estudando o que escrever em cada parágrafo, a partir do estudo da dissertação e das regularidades das dissertações que obtiveram notal 1000 no Enem”, explica Juliene.

 

RedEnem2018 2

 

Assistente técnico-pedagógica da escola, Irma Fraga é aluna do curso de Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa no Câmpus Tubarão e foi uma das “demandantes” da atividade. “A palestra foi esclarecedora e veio a somar com o trabalho do professor desenvolvido durante o ano letivo”, destaca.

 

Nesta terça, estudantes dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Administração, do Câmpus Tubarão, que estão se preparando para o Enem, também participaram da formação. No dia 31, será a vez dos estudantes da Escola Martinho Alves dos Santos. As atividades se integram ao Seminário de Inovação e Tecnologia (Semit) realizado pelo Câmpus, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o objetivo de aprofundar a relação da instituição com a comunidade.

 

Por Comunicação do Câmpus Tubarão do IFSC

 

 

 

banner estude no ifsc 180x80

 

  acesso informação

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.